11.6.07



ACRÓSTICOS - "Os Animais"

Crinas longas eu tenho.
Adoro cubos de açúcar.
Vento me refresca o corpo.
Agua gosto de beber.
Léguas eu percorro.
O meu focinho é comprido. Quem sou?

Bastante relva como.
Ultimamente ando em vias de extinção.
Raramente tenho tempo livre,
Rolhas, garrafas, cereais…tudo carrego.
Os outros descansam. Quem sou?

Gosto de petiscar.
Amoroso e atraente, brinco constantemente.
Tão independente!
O meu dono anda muito contente.

Jovem caçador, grande predador,
Atinjo velocidade com incrível facilidade.
Gosto de caçar,
Utilizo as manchas como fonte de defesa.
Ando sempre atento, da vida há que cuidar.
Rondo a noite escura, pacientemente esperando o momento.

Longo e ágil é o meu corpo.
Olfacto é a minha salvação.
Belo para uns, medonho talvez.
O importante é manter a altivez.

É muito meigo este animalzinho.
Gosta de correr e de muita erva comer.
Usa os cascos também para se defender.
Ah! Que elegância tem!

Alunos do 5º ano (Língua Portuguesa)

................................................

Gosto do mar,
Ondas onduladas.
Luz reflectida na água,
Felizes são os peixes.
Imensos, andando de um lado para o outro
Na imensidão do azul.
Há o cheiro a maresia,
Oh! O mar é maravilhoso.

Anda pelo ar
Nuvens a conhecem
De um ovo nasceu
O mundo percorreu.
Remoinhos de vento enfrenta
Imensas penas tem
No ninho é acolhida
Há liberdade, há felicidade
A voar, a voar…

Andreia Gonçalves - 5º B (Língua Portuguesa)

Sem comentários: